Vinho Laranja


Garapuvu Laranja 2014

Digite aqui o seu CEP para calcular o frete:

Quinta da Figueira "Garapuvu Laranja" Chardonnay / Sauvignon Blanc 2014

 

Descrição 

A linha de vinhos Garapuvu foi restruturada a fim de comportar e expressar os diferentes tempos de contato com as cascas e sementes, bem como os diferentes estilos de Vinhos Laranja:

Flor de Garapuvu – Com o tempo de maceração curto - até 48h - este vinho é o que mais se aproxima de um vinho branco normal, que geralmente possui nenhuma ou pouquíssimas horas de maceração. Aqui, o período estendido de 48h permite aportar ao vinho, mais estrutura, aroma e sabor.

Garapuvu Amarelo – Nesta linha a maceração ocorre durante a fermentação alcoólica (de 5 a 10 dias). Após, o vinho é separado das cascas e segue seu ciclo. Este estilo de Vinho Laranja é o mais comum, representado por brancos fermentados com as cascas e separados delas ao final da fermentação alcoólica.

Garapuvu Laranja – Já nesta linha, inspirada no estilo Qvevri (método ancestral da Geórgia), o tempo de contato com as cascas e sementes se estende por meses. O Garapuvu Laranja 2014 permaneceu 12 meses em contato com as cascas e sementes.

Notas de Degustação

..."Inspirado nos vinhos ancestrais da Georgia (Qvevri), este branco permaneceu 12 meses em contato com as cascas e sementes, o que lhe deu estrutura e corpo, mas também uma estrutura sedosa, que lhe confere elegância. Mexe com nossos sentidos por não ser branco nem tinto, mas independentemente disso é muito bem feito. Dê tempo a ele, ao primeiro momento o nariz pode não ser tão amigável e sedutor, porém se mostra na taça, com várias camadas de aromas e sabores, além de longa persistência, sempre em meio a muita fruta fresca e vibrante acidez."...

Fonte: Guia Adega Vinhos do Brasil 2016 | 2017

Vinificação

Remoção dos engaços, fermentação alcoólica com leveduras nativas durante 48 horas com temperatura controlada entre 18ºC e 22ºC, quebra de fermentação, decantação, trasfega, inoculação de levedura selecionada e fermentação durante mais 10 dias. Fermentação malolática parcial. Reintrodução parcial das cascas e sementes do Chardonnay. Corte com 15% de Sauvignon Blanc da Safra 2014. O vinho resultante permaneceu em contato com as cascas e sementes durante 12 meses.

O vinho foi levemente filtrado antes do engarrafamento.

Ficha Técnica

Enólogo Rogério Gomes | UC-Davis Winemaker
Safra 2014
Região Planalto Catarinense – São Joaquim – SC
Campos de Cima da Serra – Vacaria – RS
Vinhedos Vinhedo Alecrim – Suzin, 1.200 msnm.
Vinhedo Entre Rios – Sopra, 950 msnm.
Composição 15% Sauvignon Blanc "Alecrim" Suzin
85% Chardonnay "Entre Rios" Sopra
Álcool 12,5% v/v
Acidez Total 7,0 g/L (expresso em ácido tartárico)
pH 3,45
Extrato Seco 26 g/L
Dióxido de Enxofre 30 ppm de SO2 Total
Açúcar Residual (glicose e frutose) <1,0 g/L
Produção 228 Garrafas

 

Siga-nos: